Não são só os humanos que sentem dor nas articulações, os animais também podem sofrer do mesmo mal. As dores nas articulações estão associadas ao desgaste natural dos tecidos, que com o tempo podem causar dores fortes nos cães e gatos.
Além da dor a doença causa dificuldade na movimentação, endurecimento das articulações e formação de osteófitos (caroços nas extremidades).
Existem raças que são mais propensas a apresentar essas dores, como os labradores e rottweilers, de um modo geral em animais de porte grande ou gigante e nos animais que estão com sobrepeso e obesos. Alguns sinais podem demonstrar que o cão está sofrendo de dores nas articulações:
-Andar de forma estranha ou mancando;
– Alterações de humor;
– Dificuldade para levantar;
– Movimentar-se lentamente.
– Não subir mais nos locais habituais, especialmente os felinos
Caso o diagnóstico seja algum tipo de problema que cause as dores, como por exemplo artrite, será preciso acompanhamento de um médico veterinário para saber como tratar e melhorar a qualidade de vida do animal.
Alguns produtos como regenerador articular, vitaminas e suplementos podem ser utilizados para prevenir problemas articulares. Podemos pensar nestes suplementos não só na senilidade, mas também quando o animal está em desenvolvimento e crescimento, especialmente quanto estamos tratando de animais que são de grande porte e/ou foram subnutridos na infância! Sempre que houver doença articular os animais devem sempre estar confortáveis e protegidos do frio, pois as temperaturas mais baixas pioram as dores deixando o pet mais apático.
Um acompanhamento adequado do veterinário pode trazer melhor qualidade de vida ao cão, mesmo quando a situação já é irreversível.
E você, já passou por alguma experiência assim com seu pet? Conte pra gente deixando um comentário!