Você sabia que cães e gatos também sofrem com doenças respiratórias? Os nossos animais de estimação são acometidos por diversos tipos de doenças, que podem ser agravadas com a chegada dos dias frios, deixando-os mais susceptíveis a doenças respiratórias. O clima seco e frio prejudica as mucosas o que ajuda a debilitar a saúde dos cães e gatos.
Entre os principais sintomas estão:
- Respiração com dificuldade (ofegante);
- Tosse;
- Espirros;
- Desânimo;
- Falta de apetite;
- Corrimento nasal;
Os tutores dos pets devem oferecer condições para que eles não adoeçam. Alguns cuidados e simples precauções podem evitar o problema e garantir a qualidade de vida dos cães e gatos durante toda a estação. É muito importante manter a vacinação em dia, manter o pet protegido do frio e do vento, evitar dar banho em dias muito frios e evitar de passear com o animalzinho em dias chuvosos.
As infecções mais comuns nessa época são: infecções de garganta, ouvido e pulmões e também alguns pets tendem a desenvolver alergias.
As doenças do trato respiratório são muitas e podem ser causadas por diferentes agentes como vírus, bactérias e fungos, é necessário ficar atento e se notar algum dos sintomas é importante levar o pet imediatamente ao Médico Veterinário, pois algumas das patologias progridem rapidamente colocando em risco a vida do paciente.