Os prejuízos causados pelo carrapato dos bovinos, na pecuária são inúmeros, seja pelos danos causados decorrentes da sua ação direta como anemia, perda de peso e produção dos animais, desvalorização do couro (este não tanto importante nos dias de hoje) e miíases ou de forma indireta sendo agente vetor de doenças como a tristeza parasitária bovina (complexo de doenças babesiose e anaplasmose), além dos gastos com medicamentos e mão de obra.
O ciclo de vida dos carrapatos é dividido em dois períodos, o primeiro é conhecido como parasitário e dura cerca de 21 dias. Quando ocorre o desenvolvimento do parasita no bovino, seu hospedeiro é subdividido em fases de larva, ninfa e metaninfa, sendo que nesta última o parasita não é vulnerável aos carrapaticidas, mesmo os injetáveis, pois está protegido por uma dupla cutícula e não suga sangue. Esta fase dura cerca de 7 dias, assim como a fase adulta, quando as fêmeas se ingurgitam de sangue e caem dos bovinos.
Já o segundo período conhecido como Vida livre, ocorre logo após que a fêmea desce para o solo. Cerca de 3 dias após a queda, ela estará pronta para começar a fazer a postura dos ovos, aproximadamente 3 mil ovos, podendo durar até 4 semanas, dependendo da temperatura e umidade. A partir desta semana os ovos começam a eclodir. As larvas necessitam de 1 semana para estarem aptas a fixarem-se no hospedeiro e continuarem seu desenvolvimento, iniciando novamente a fase parasitária. Meses mais quentes e úmidos são essenciais para o desenvolvimento dos ovos.
Existem particularidades nas regiões devido às diferenças climáticas existentes em nosso país e também pela variedade das raças bovinas, determinando a suscetibilidade do rebanho frente aos parasitas.
Durante o inverno devido às baixas temperaturas na região sul e baixa umidade no centro oeste, há um pequeno número de carrapatos e baixa infestação de larvas nos animais. Em algumas propriedades existe um nível de infestação alta mesmo no inverno. Em propriedades cujo o carrapato venha sendo controlado, recomenda-se o tratamento no final do inverno até o início da primavera.
Para isso, devemos conhecer o ciclo de vida do parasita, sua relação com o meio ambiente, hospedeiro e através dos instrumentos disponíveis para o controle, como produtos carrapaticidas na forma de pulverização, aspersão ou imersão, puor on, ou injetáveis.
Devemos adotar programas de controle estratégico do parasita conforme o problema e realidade de cada propriedade, pois nem todas são iguais.
O protocolo adotado na região da fronteira em algumas propriedades consiste:
Agosto: 3 banhos com intervalos de 15 a 18 dias, sempre se possível cuidar a previsão do tempo, caso tenha chuva marcada para estes dias sempre antecipar e nunca adiar. Após o 3º banho, cuidar o intervalo que o gado irá permanecer limpo até pintar o carrapato (carrapato tamanho da cabeça de um palito de fósforo), pois é quando devemos banhar.
Setembro: Se a temperatura média ainda estiver abaixo de 18°c seguir com banho estratégico e usando um injetável 3,5% para auxiliar no controle e tentar aumentar o intervalo entre os manejos.
Outubro: Cuida-se o intervalo de duração do último manejo realizado e nessa época as temperaturas têm tendências a aumentar acima de 18°c. Aqui utilizamos uma aplicação de Tick Gard Pour-on (fipronil 1,25 + Fluazuron 2,5) adulticida mais inibidor de crescimento.
Novembro: Sempre observando! Nas propriedades atendidas, aplicamos apenas um fluazuron 30 a 45 dias após a aplicação do tick gard.
Algumas propriedades passaram o mês de novembro sem precisar fazer nenhum manejo para o carrapato.
Dezembro: Sempre observando como se porta o parasita, tipo e grau de infestação!
Aqui se utiliza uma segunda aplicação de tick gard ou apenas um fluazuron com o gado limpo:
Janeiro: Observando e se preciso usa-se tick gard ou dependendo do intervalo o uso de banho.
Fevereiro: Observando e se preciso usa-se tick gard ou dependendo do intervalo o uso de banho.
Março: Observando e se preciso usa-se tick gard ou dependendo do intervalo o uso de banho.
Abril: Aqui se não for usado o tick gard em Março se faz uma aplicação antes de começar a baixar as temperaturas junto a Solution 3.5%.