Em qualquer idade, os cães podem desenvolver problemas nas articulações. Mas o que é artrite? É um termo geral para definir mudanças anormais em uma articulação. Isso ocorre quando a cartilagem, que age como uma espécie de almofada para proteger os ossos, é desgastada mais depressa do que pode ser substituída. Quando a cartilagem começa a ter um desgaste, ela pode afastar a articulação, deixando-a dolorosa.
Causas
– Conforme os animais envelhecem, a cartilagem começa a degenerar;
– Excesso de peso (pode colocar um esforço maior nas junções);
– Lesões comuns (distensões e torções);
– Falta de atividades físicas;
– Má alimentação;
– Displasia de quadril;
-Alteração das patelas (joelhos);
-Animais com coluna alongada (ex.: Teckel = linguicinha);
Sinais de que o cão tem artrite
Os primeiros sinais que se pode observar num cão com artrite ou dor nas articulações, é a dificuldade do pet de se movimentar, andar, correr e saltar. Entre outros sinais, ele pode apresentar dificuldade para se levantar, realizar movimentos incomuns, inchaço nas articulações, irritabilidade, caminhar rígido e recusar-se a caminhar quando a dor for muito intensa.
Se você observar que seu cão apresenta algum dos sintomas de dor nas articulações, é necessário levá-lo ao médico veterinário, assim ele poderá diagnosticar corretamente e prescrever o tratamento correto.
Tratamento
Somente o médico veterinário saberá indicar um tratamento para reduzir a inflamação e a dor, o que geralmente é feito com anti-inflamatório. Lembre-se de que não se deve medicar o cão por conta própria, sobretudo com remédios que são utilizados em humanos.
Em alguns casos também é prescrito o uso de medicamentos que provocam um alívio passageiro da dor, porém não pode ser administrado por longos períodos, pois causa efeitos colaterais.
Precauções
Uma das principais medidas para evitar a artrite, é proporcionar uma dieta balanceada ao pet. A alimentação, desempenha um papel muito importante na saúde e bem estar e deve ser rica em aminoácidos, vitaminas e minerais, que são essenciais para fortalecer os ossos e os músculos dos animais. Alimentos para cada fase da vida, auxiliarão em uma vida saudável.
Existem suplementos de condroitina e glucosamina que previnem e minimizam os processos de perda de articulação, e manterão seu pet com maior agilidade e vitalidade!
Converse com o médico veterinário, ele vai saber auxiliar corretamente e indicar uma dieta específica para as necessidades nutricionais, ajudando a gerenciar as condições para manter o animal de estimação saudável e ativo.
Outras estratégias que você pode utilizar para prevenir ou reduzir a dor nas articulações do pet é mantê-lo ativo, realizando exercícios físicos diários para que as articulações fiquem resistentes e flexíveis.
Massagens ajudam a melhorar a circulação sanguínea e diminuir a inflamação. É indicado também disponibilizar uma cama confortável para que o animal alivie a tensão nas articulações.
Mesmo que o cão não apresente dor articular, é recomendado prevenir para que ela não apareça futuramente. Em caso de dúvidas, consulte um médico veterinário de sua confiança!